03.03.2021 às 13:57h - atualizado em 03.03.2021 às 22:50h - Coronavírus
A orientação é do médico do Posto de Saúde central de São José do Cedro, Rodrigo de Toledo.
De acordo com o médico, é preciso ficar atento aos cuidados mesmo após receber a vacinação. Segundo ele, existem dois tipos de vacinas: a que proporciona imunidade efetiva, o paciente que recebe a dose e contrai alguma infecção ou covid-19, terá reações mais leves. Além disso, uma vacina efetiva, que previne infecções, não impede de ser transmitida a outras pessoas, mesmo que o paciente se sinta bem.
Já a imunidade esterilizante, o vírus não consegue transpor para o corpo devido ao sistema imunológico que impede o vírus chegar às células e se replicar. Porém a preocupação dos profissionais é com as variantes que estão surgindo no Brasil e no Mundo. Segundo Toledo, as vacinas atuais produzidas pelos laboratórios não são as esterilizantes que proporcionam uma proteção eficaz. Devido a isso, ele orientou os que já receberam as doses da vacina contra o coronavírus para continuarem mantendo os cuidados.
O doutor salientou que, uma vacina esterilizante pode levar meses ou até mesmo anos para ser desenvolvida. Rodrigo destacou ainda que, as pessoas precisam voltar a utilizar a máscara para poder amenizar o número de casos confirmados.
Comentar pelo Facebook