03.02.2023 às 13:57h - atualizado em 03.02.2023 às 14:13h - Saúde
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste registrou um novo caso de dengue e está ampliando as medidas de prevenção. O município viveu uma epidemia no ano passado com mais de 1.200 pessoas acometidas pela doença.
O enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde, Paulo Massing, destaca que esse número pode ter sido ainda maior, visto que na época muitas pessoas se automedicaram e não procuraram atendimento médico.
Conforme ele, o último registro de dengue havia sido feito no mês de outubro de 2022 e com a confirmação recente de um novo caso em janeiro, algumas medidas precisaram ser tomadas.
Massing explica que o caso confirmado é importado, já que o paciente viajou para outro estado e está acometido por um sorotipo diferente daquele registrado anteriormente em Iporã do Oeste.
Circulação de um novo sorotipo de dengue aumenta a preocupação do setor da saúde
Conforme o enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Iporã do Oeste, isso faz com que todas as pessoas que tiveram dengue no ano passado fiquem propensas a serem infectadas pelo novo tipo de vírus, já que elas possuem imunidade apenas contra o tipo pelo qual já foram infectadas.
Paulo Massing chama atenção que somente neste ano já foram registrados 24 focos do mosquito Aedes Aegypti tanto na cidade, quanto no interior. A evolução dos casos será acompanhada em conjunto com os agentes da vigilância e endemias, visando identificar o local onde ocorreu a infecção para direcionar as ações.
Nova epidemia de dengue não pode ser descartada neste momento
O enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste, Paulo Massing, chama atenção que a prevenção de uma nova epidemia não depende somente do Poder Público, mas de todos os munícipes através da eliminação de objetos que possam acumular água.
Dentre as ações já adotadas pela Secretaria de Saúde estão a abertura de um canal no WhatsApp para recebimento de denúncias sobre a dengue, através do número: 9 9137-3853. Um fumacê também foi aplicado em algumas ruas da cidade de Iporã do Oeste nesta semana.
OUÇA A ENTREVISTA
Comentar pelo Facebook