02.12.2025 às 10:55h - atualizado em 02.12.2025 às 10:59h - Geral
A comunidade romena do Extremo Oeste catarinense se reuniu na noite desta segunda-feira, 1, para celebrar duas datas históricas: o Dia Nacional da Romênia e o primeiro centenário da imigração romena para a região. O encontro foi marcado pela emoção e preservação cultural, destacando a trajetória das famílias pioneiras. Segundo registros históricos, as primeiras famílias chegaram em 1925, na localidade de Porto Feliz, atual Mondaí.
As famílias Müller, Sackmann e Zundel, chegaram da região da Bessarábia e permanecem como símbolo de coragem dos imigrantes que cruzaram o Atlântico em busca de oportunidades.
No evento desta segunda-feira, descendentes das famílias pioneiras foram homenageados e receberam lembranças em reconhecimento ao protagonismo histórico de seus antepassados.
A celebração contou com a presença de lideranças regionais e representantes da comunidade romena. O prefeito de São João do Oeste, Sérgio Theisen, falou em nome dos municípios da região, enaltecendo a contribuição cultural, econômica e social dos imigrantes e seus descendentes.
As comemorações do centenário seguem até 2030, devido a maioria das famílias chegarem à região entre 1925 e 1930.
Foto(s): Divulgação
Comentar pelo Facebook