02.12.2025 às 08:18h - Geral
O assassino confesso de Catarina Kasten, de 31 anos, em uma trilha de Florianópolis, foi denunciado nesta segunda-feira, 1°, pelo Ministério Público de Santa Catarina por feminicídio, estupro e ocultação de cadáver. O crime aconteceu no dia 21 de novembro, na Praia do Matadeiro, por volta das 7h, quando ela saiu de casa para uma aula de natação.
De acordo com o MP, a denúncia foi protocolada pelo promotor de Justiça João Gonçalves de Souza Neto, da 36ª Promotoria de Justiça da Capital, com requerimento para que o acusado seja submetido ao Tribunal do Júri. O caso será analisado pelo Juízo.
Por quais crimes o homem deve responder
O homem deverá responder por feminicídio, crime praticado por menosprezo à condição de mulher, mediante asfixia e com recurso que dificultou a defesa da vítima, além de assegurar a ocultação de cadáver, conforme a denúncia.
Ele também foi denunciado por estupro, cometido mediante violência. Também há as agravantes de o crime ter sido cometido com uma emboscada e por ocultação de cadáver, já que o homem arrastou o corpo da estudante para um local de difícil acesso e visualização.Em razão do contexto do crime, o MP deve buscar a condenação pela punição máxima para o caso.
Segundo o promotor de Justiça, o crime se caracterizou “pelo menosprezo à condição de mulher, haja vista que o denunciado utilizou a vítima como mero objeto para seu prazer sexual e, após a sua satisfação, acabou com a vida dela”. A denúncia ainda afirma que o homem agiu com intenção de matar Catarina, de forma consciente e voluntariamente “por razões da condição do sexo feminino”.
Quando o crime aconteceu
O assassinato aconteceu no dia 21 de novembro, nas nas proximidades da trilha da Praia do Matadeiro, em Florianópolis. Catarina havia saído de casa por volta das 6h50, uma sexta-feira, para uma aula de natação.
Ao perceber a demora da estudante de pós-graduação da UFSC em retornar para casa, o companheiro dela acionou a Polícia Militar por volta das 12h, após confirmar que ela não tinha comparecido à aula.
Quem é o assassino?
Um homem de 21 anos foi identificado com a ajuda de câmeras de segurança e de fotografias feitas por turistas minutos antes do crime. A denúncia do MP afirma que o homem agiu de forma premeditada, ficando escondido atrás de uma lixeira para monitorar a movimentação no local.
Em depoimento, o homem afirmou que imobilizou a vítima com um golpe no pescoço e a arrastou para um local isolado da mata.
Ele foi preso em casa, na Armação, e confessou ter matado a estudante.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook