02.12.2020 às 11:22h - Saúde
Neste dia 1º de dezembro foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
De acordo com a enfermeira da unidade de saúde de Mondaí, Jociele Reichert, o exame que diagnostica o HIV é feito sempre que o paciente apresenta esta vontade e procura os profissionais por conta própria, ou então, durante conversa na consulta médica.
A enfermeira enfatiza que em alguns casos o exame se torna obrigatório, a exemplo do pré-natal, para evitar que o vírus seja transmitido da mãe para o filho. Jociele comenta que a AIDS pode ser diagnosticada por meio de teste rápido ou o exame de laboratório. Mesmo que o teste rápido seja positivo, ainda é feito o encaminhamento ao laboratório para confirmar o resultado.
Jociele comenta que o teste rápido possui quase 100% de segurança no resultado, que é divulgado ao paciente em 15 minutos.
O exame pode ser feito com o sigilo dos profissionais e sem aparentes justificativas pelo paciente.
A enfermeira da unidade de saúde de Mondaí comenta que a pessoa que quer fazer o exame da AIDS pode procurar os profissionais e fazer o encaminhamento que é totalmente sigiloso e sem questionamentos.
Jociele Reichert diz que o assunto ainda gera muitas vezes e incertezas aos pacientes, por isso, o objetivo é deixá-los seguros e prestar apoio para realização do exame.
A enfermeira lembra que outra opção é procurar diretamente o ambulatório de DST e AIDS de São Miguel do Oeste. Ela explica que raramente a doença apresenta sintomas, e se manifesta muitas vezes após anos instalada no organismo.
Jociele diz que com tratamento gratuito por meio de medicamentos é possível ter uma vida normal, e com o diagnóstico se evita que a doença seja repassada a outras pessoas.
Comentar pelo Facebook