02.12.2020 às 11:48h - Coronavírus
A Federação Catarinense de Municípios está buscando um acordo para comprar a vacina CoronaVac para os municípios de Santa Catarina. A informação é do diretor executivo da FECAM, Dionei Valter da Silva. Conforme ele, todas as medidas já tomadas foram paliativas e preventivas, porém, a vacina é a única solução eficiente.
De acordo com ele, a preocupação da Federação é com a agilidade a partir da definição de uma vacina contra a Covid-19. Segundo Dionei, a FECAM está trabalhando em um protocolo de intenções que visa colocar o estado no radar de um dos fabricantes dessa ou de qualquer outra vacina.
Ele afirmou que a ação desenvolvida pela Federação Catarinense de Municípios visa agilizar a compra das vacinas contra o Coronavirus assim que a Anvisa aprovar o material. Ele destacou que a partir desse trabalho, os municípios que tenham interesse poderão estar comprando com antecedência para imunizar os profissionais da Saúde e os grupos de risco. Dionei reforçou que o objetivo é proporcionar agilidade na compra, evitando que os 295 municípios de Santa Catarina fiquem esperando a definição por parte do Ministério da Saúde.
O profissional explicou que o protocolo de intenções feito pela FECAM visa colocar Santa Catarina em uma lista de prioridade para receber a vacina contra o coronavirus. Ele comentou que esse protocolo não obriga os municípios a realizarem a compra, mas sim, garante uma possibilidade de ter uma vacina de forma mais rápida. Dionei disse que a decisão da aquisição ou não da vacina será de cada prefeito e os mesmos vão definir quais serão os primeiros grupos a serem vacinados.
O diretor executivo da FECAM declarou ainda que a CoronaVac e outras vacinas têm em comum os ingredientes vindos da China, porém, as teorias devem ser deixadas de lado e a ciência deve ser respeitada. Ele ressaltou que os municípios catarinenses só terão acesso ao medicamento após a liberação da Anvisa.
O profissional salientou que a Federação está atenta a essa questão e lembrou que a entidade já cobrou e auxiliou de maneira significativa o governo do Estado em ações para evitar maiores prejuízos com a pandemia da Covid-19. Dionei confirmou que a grande intenção da FECAM é possibilitar aos municípios maior segurança para que todos possam voltar as atividades tradicionais o mais rápido possível.
Comentar pelo Facebook