02.12.2020 às 07:19h - Economia
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina divulgou na última semana uma projeção das vendas para o final de ano no estado catarinense. A informação é do presidente da FCDL, Ivan Tauffer.
De acordo com ele, com base nos dados obtidos a expectativa é de um aumento de 5% nas vendas de Natal. Conforme ele, a entidade faz esse levantamento constantemente visando orientar e ajudar os lojistas nas várias datas comemorativas ao longo do ano. Segundo Tauffer, o aumento se dá na comparação ao Natal de 2019 em Santa Catarina.
Ele afirmou que o dado obtido pela FCDL é positivo, porém ao mesmo tempo gera preocupação visto a piora no quadro do novo coronavírus em Santa Catarina. Tauffer destacou que o Natal é a data mais importante para o comércio e com a expectativa de vendas positivas e o aumento de casos de Covid-19 a apreensão é grande. Ele ressaltou que 46,6% dos lojistas esperam esse aumento de 5%. Já 32,1% dos empresários projetam um crescimento superior a 5% com as vendas desse ano.
Tauffer comentou que o valor médio que deve ser gasto pelos catarinenses neste final de ano é de quase R$ 200,00. Ele disse que o preço do tíquete médio deve ser de R$ 198,00 por presente. Entre os produtos que devem ser mais procurados neste ano pelos consumidores estão roupas e calçados, seguido de brinquedos, eletroeletrônicos, chocolates, móveis e eletrodomésticos, além de livros e itens de papelaria. O presidente ressaltou que neste ano a novidade é a volta dos brinquedos como uma das primeiras opções de presentes nesta época do ano.
Ivan Tauffer declarou que mais da metade dos clientes devem fazer o pagamento das compras de Natal por meio do cartão de crédito. Com base no levantamento feito pela Federação, estimasse que 60,5% deve optar por esse método. Já 14,8% devem optar pelo crediário e 14,5% devem efetuar o pagamento à vista no cartão de débito. Conforme Tauffer, apenas 9,7% dos catarinenses devem fazer o pagamento em dinheiro.
Ele lembrou que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina iniciou na última semana uma campanha para reforçar os protocolos sanitários de Saúde em prevenção ao Covid-19. Ele disse que o aumento de casos em todas as regiões do estado preocupa a Federação visto que alguns setores ainda não se recuperaram do fechamento promovido em março deste ano.
Questionado sobre um possível novo fechamento do comércio neste final de ano, Tauffer comentou que essa ação não é a melhor opção e lembrou que as aglomerações são flagradas em festas e praias e não no comércio local.
Comentar pelo Facebook