02.10.2025 às 16:19h - atualizado em 02.10.2025 às 16:27h - Agricultura
Os produtores rurais apostam em modernização dos sistemas e ampliação das atividades em diferentes seguimentos. A Secretaria da Agricultura de São João do Oeste iniciou em março o programa de terraplenagem gratuita para empreendimentos do agronegócio. Após seis meses foi constado que a sucessão familiar é o principal motivo para os altos investimentos que estão sendo feitos no setor.
Conforme o Vice-prefeito e Secretário da Agricultura, Orlando Royer, neste período, foram 22 pedidos para serviços de máquinas de grande volume. 13 projetos já foram concluídos até o momento. Em todas as propriedades que aderiram ao programa do município está ocorrendo a sucessão familiar.
“Os produtores rurais estão dispostos a realizam altos investimentos, porém isso só ocorre quando os filhos decidem dar sequência nas atividades que os pais estão desenvolvendo” explica. As ampliações e melhorias de instalações atendem exigências do mercado e o interesse em aumentar o movimento financeiro. O Secretário Municipal da Agricultura considera que está ocorrendo aumento nos grandes empreendimentos rurais.
O Vice-prefeito considera que a Prefeitura está fazendo sua parte. “Além do terraplenagem para construção granjas de avicultura ou suinocultura e ainda instalações para confinamento de vagas leiteiras, o município oferece outros benefícios, como o pagamento por metro quadrado de área construída, abertura de acessos e cascalhamento de pátios” avalia.
Segundo Orlando Royer, a suinocultura lidera os novos investimentos no agro em São João do Oeste. A atividade leiteira aparece logo em seguida. A avicultura ocupa a terceira colocação entre os novos empreendimentos rurais. A projeção é otimista para o agronegócio.
Comentar pelo Facebook