02.10.2025 às 09:12h - Geral
Diplomatas brasileiros acreditam que há grandes chances de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), marcada para começar em 26 de outubro, na Malásia. As informações são do g1.
Segundo fontes ouvidas pela TV Globo, o governo brasileiro avalia que uma ligação telefônica entre Lula e Trump, antes do evento, poderia “amaciar o terreno” e preparar um diálogo mais produtivo durante a reunião.
O presidente Lula participará da cúpula como convidado, enquanto a presença de Trump ainda não foi confirmada oficialmente, embora seja considerada provável.
Relação entre Brasil e EUA
Os canais diplomáticos de Brasil e Estados Unidos vêm se fortalecendo por meio de gestos recentes. Na última terça-feira, 30, o vice-presidente Geraldo Alckmin conversou com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ressaltou que o Brasil prefere o diálogo à adoção de medidas retaliatórias contra o “tarifaço” norte-americano.
Já a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu adiar por 30 dias a entrega do relatório que avalia a aplicação da lei da reciprocidade em resposta às tarifas.
Relembre Lula e Trump na ONU
Na última terça-feira, 23, Lula e Trump se encontraram na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O presidente dos Estados Unidos, que falou depois do brasileiro na Assembleia, disse que os dois tiveram uma “excelente química” num encontro rápido.
Alckmin diz que não há data para encontro entre Lula e Trump
Nessa segunda-feira, 29, Geraldo Alckmin afirmou que ainda não há definição sobre a conversa entre os presidentes, mas disse estar otimista quanto à revisão da medida.
— Não tem ainda informação sobre a data e o tipo do encontro, mas entendo que ele é um passo importante para a gente poder avançar — disse Alckmin à rádio CBN.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook