02.10.2025 às 10:51h - atualizado em 02.10.2025 às 11:32h - São Miguel do Oeste

ACISMO doa recursos para aquisição de cão para a Polícia Civil, em SMO

Rudinei Heinle

Por: Rudinei Heinle São Miguel do Oeste - SC

ACISMO doa recursos para aquisição de cão para a Polícia Civil, em SMO
Foto: Rudinei Heinle/ Portal Peperi

Na manhã desta quinta-feira, 2, a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) oficializou a doação de recursos financeiros à Polícia Civil para a aquisição de um novo cão que integrará o Núcleo de Operações com Cães (NOC).

Segundo o delegado regional do Extremo-Oeste, Wesley de Andrade, a iniciativa surgiu em razão da necessidade de substituição da K9 Dakota, que já está em idade avançada e enfrenta problemas de saúde, o que leva à sua aposentadoria das atividades operacionais.

De acordo com Andrade, o Poder Judiciário da comarca de Descanso já havia disponibilizado R$ 30 mil para o projeto, mediante a condição de que o restante do valor, R$ 14 mil, fosse levantado por outras vias. Em entrevista à Peperi, Andrade disse que a Polícia Civil procurou a Acismo e, de forma imediata, houve o comprometimento e a concretização da doação.

Nesta sexta-feira, 3, o agente de polícia Alexandre da Cunha, responsável pelo NOC, viajará até Goiânia (GO) para participar da seleção e treinamento do novo cão. O animal será escolhido de acordo com critérios de compatibilidade com o policial operador. O criador que fornecerá o cão é referência nacional, também responsável por preparar animais para a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Atualmente, o NOC conta com dois cães, Dakota e Charlie. Com a aposentadoria da fêmea, a expectativa é de que, a curto prazo, o núcleo siga com dois animais preparados para operações.

O presidente da Acismo, Giovanni Gobbi, disse na Peperi que assim que a associação foi contada, imediatamente assumiu o compromisso de repassar os valores por conta da importância do cão policial para a segurança regional.

Gobbi frisou que a comunidade precisa desse aporte e que com um ambiente seguro, há a possibilidade de que os negócios prosperem mais e auxilie os associados.

Foto(s): Rudinei Heinle/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.