02.09.2025 às 22:02h - São Miguel do Oeste
A JCI (Junior Chamber International) de São Miguel do Oeste está organizando mais uma edição do mutirão de coleta e conscientização do Dia Mundial da Limpeza, que acontece no próximo dia 20 de setembro. A ação, que já ocorre há alguns anos no município, visa reunir voluntários para limpar áreas públicas, matas e regiões de preservação ambiental afetadas pelo descarte irregular de lixo.
O ponto de partida será a praça central, onde será montada uma estrutura para recepção dos participantes e orientações iniciais. A partir dali, os grupos serão distribuídos por diferentes regiões da cidade.
Segundo coordenador da ação e membro da JCI, Eduardo Somavilla, a mobilização já conta com o apoio de várias entidades locais. "A expectativa é alta. A gente tem um abraço muito grande das entidades, todas estão dizendo ‘ok’ para a gente. Estamos felizes com esse engajamento", afirmou em entrevista à Rádio Peperi.
O foco da campanha é conscientizar sobre o descarte correto de resíduos e atuar em locais onde a coleta pública não tem alcance frequente. “O município até está bem organizado nesse aspecto, mas ainda vemos resíduos sendo deixados em áreas de preservação e locais públicos. Esse é o nosso foco neste ano”, destacou Somavilla.
A iniciativa faz parte de um movimento global que reúne milhões de voluntários em diversos países. Eduardo reforça que, apesar de ser uma ação pontual, o objetivo é despertar uma mudança duradoura na população. “A gente não vai salvar o planeta em um dia. Mas com a nossa mão, com a nossa vontade, podemos fazer a nossa parte”, completou.
A JCI convida toda a comunidade a participar da ação no dia 20. Quem quiser colaborar pode comparecer à praça central de São Miguel do Oeste na manhã do evento.
Comentar pelo Facebook