02.09.2025 às 22:04h - Geral
O Consórcio de Desenvolvimento Regional (Conder), ligado à Ameosc, está dando passos importantes para a implantação de uma usina de processamento de resíduos sólidos no Extremo Oeste. O projeto já está pronto e deve atender mais de 30 municípios da região.
Segundo o diretor executivo do Conder, José Mora, a usina será instalada em São Miguel do Oeste, escolhida por localização estratégica, o que facilita a logística de recolhimento dos resíduos.
A estrutura contará com duas linhas principais de processamento:
– Na primeira, os resíduos orgânicos serão encaminhados para um biodigestor, onde serão transformados em energia e fertilizantes.
– Na segunda, os resíduos sintéticos serão reaproveitados para fabricação de produtos como pavers, usados em calçadas e pavimentações.
Mora estima que até 98% do lixo doméstico produzido na região será reaproveitado com a operação da usina, reduzindo drasticamente o envio de resíduos para aterros sanitários.
O investimento inicial previsto é de R$ 60 milhões, e o modelo de gestão ainda está em discussão entre os municípios. Duas possibilidades estão na mesa, o financiamento público com gestão do próprio consórcio ou a participação da iniciativa privada no projeto.
Além disso, Mora destacou em entrevista à Rádio Peperi a importância das licitações compartilhadas realizadas pelo Conder. Em 2025, esses processos vão movimentar cerca de R$ 1 bilhão, mesmo valor projetado para 2026, gerando economia de 20% a 30% para as prefeituras consorciadas.
Comentar pelo Facebook