02.09.2020 às 14:51h - Economia

Após ser aprovada na Câmara, Senado começa a analisar novo marco regulatório do gás

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Após ser aprovada na Câmara, Senado começa a analisar novo marco regulatório do gás
Foto: Reprodução

O Senado deve analisar, em breve, o novo marco regulatório do gás, aprovado na terça-feira, 01, na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei que busca proporcionar a oferta de gás natural a menores preços para indústria, comércio e consumidores em geral, estimular o aproveitamento racional do petróleo e do gás natural no Brasil e garantir segurança jurídica para os investidores do setor, segundo o relator da proposta na Câmara, deputado Laércio Oliveira (PP-SE).

A Nova Lei do Gás Natural prevê autorização em vez de concessão para exploração do serviço de transporte de gás natural e permite a estocagem em jazidas esgotadas de petróleo. Segundo o texto, a outorga de autorização para a construção ou ampliação de gasodutos deverá ocorrer após chamada pública a ser realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Se houver mais de um interessado para a construção de um gasoduto, a ANP deverá fazer processo seletivo público. As autorizações não terão tempo definido de vigência, podendo ser revogadas somente a pedido da empresa, se ela falir ou descumprir obrigações de forma grave, se o gasoduto for desativado ou se a empresa interferir ou sofrer interferência de outros agentes da indústria do gás.

A mudança no regime de exploração de gasodutos é proposto sob a justificativa de tornar o processo mais simples que as atuais concessões (com leilões), impedir que uma empresa atue em várias etapas da produção e evitar a verticalização, quando transportadores, produtores e comercializadores da cadeia do gás formam sociedades.

Fonte: Agência Senado

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.