02.09.2018 às 12:20h - atualizado em 02.09.2018 às 13:26h - Agricultura

Técnico orienta sobre construção de tanques para peixes na região

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Técnico orienta sobre construção de tanques para peixes na região

Segundo o técnico em agropecuária da secretaria de Agricultura de Itapiranga, Diego Zampiva, vários tamanhos de açudes que podem serem feitos na região, dependendo para que serão usados e da disponibilidade de água. Ele menciona que trabalha com tanques de aproximadamente 1000 a 1200 m², ou seja, de 20 x 50 ou 30 x 40. Comenta que nesses tamanhos é possível colocar em média três tilápias por metro quadrado.

Zampiva explica que a tilápia, peixe mais produzido na região, utiliza até dois metros no açude, mas que nem sempre é possível fazer com essa profundidade devido a lages e pedras. Ele frisa que nesses tamanhos deve ser colocado um aerador de 1,5 cv. Ele orienta fazer os tanques em solos profundos e vermelhos onde só com a água da chuva o nível de água se mantém.

Zampiva menciona que a prefeitura de Itapiranga tem disponível uma máquina para prestar serviços de abertura ou limpeza de açudes. A prefeitura subsidia metade do valor, mas o agricultor precisa de autorização do IMA, que vale por quatro anos. O técnico conta que a demanda é grande e o agricultor tem que ter paciência porque a máquina é muito solicitada.

Foto(s): Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.