02.08.2025 às 21:36h - atualizado em 03.08.2025 às 12:11h - Esportes

Nos pênaltis, Brasil leva a Copa América Feminina

Lucas Lôndero

Por: Lucas Lôndero São Miguel do Oeste - SC

Nos pênaltis, Brasil leva a Copa América Feminina
Foto: Rodrigo Buendia / AFP

Na noite deste sábado, 2, o Brasil conquistou pela nona vez o título da Copa América Feminina, em uma final dramática disputada no Equador. Após empate em 4 a 4 no tempo normal e prorrogação, a seleção superou a Colômbia nas cobranças de pênalti, com defesa decisiva da goleira Lorena, que garantiu o troféu às brasileiras.

Durante o tempo regulamentar, a Colômbia saiu na frente com gol de Linda Caicedo, aos 24 minutos, e ampliou com um gol contra de Tarciane, no segundo tempo. O Brasil respondeu com gols de Angelina, Amanda Gutierres e dois de Marta, que entrou no decorrer da partida e foi decisiva.

Além do título, Brasil e Colômbia garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, conforme divulgado pela Conmebol.

A partida começou com chances para ambos os lados. O Brasil quase abriu o placar aos 10 minutos, mas a goleira Katherine Tapia se recuperou e evitou o gol após erro de saída. A Colômbia respondeu com Caicedo, que marcou após boa troca de passes.

O técnico brasileiro Arthur Elias promoveu duas alterações ainda na primeira etapa, insatisfeito com o desempenho da equipe. As mudanças surtiram efeito: no último lance antes do intervalo, Angelina converteu pênalti sofrido por Gio Garbelini e empatou a partida em 1 a 1.

Na volta do intervalo, a Colômbia retomou a liderança com um gol contra bizarro de Tarciane, que recuou para a goleira Lorena fora de posição. O Brasil respondeu rapidamente com gol de Amanda Gutierres, mas Mayra Ramírez voltou a colocar as colombianas na frente.

Aos 43 minutos, quando tudo indicava que o Brasil ficaria com o vice, Marta, em um chute de fora da área, empatou mais uma vez e levou a decisão para a prorrogação.

Na etapa extra, o Brasil manteve o domínio e Marta brilhou novamente, virando o placar para 4 a 3. Porém, nos minutos finais, Leicy Santos cobrou falta com precisão e levou a decisão para os pênaltis.

Na disputa, Angelina teve sua cobrança defendida, e a Colômbia também desperdiçou duas chances, com Manuela Pavi e Leicy Santos. Marta, que poderia ter garantido o título, também perdeu.

Nas cobranças alternadas, a zagueira Jorelyn Carabalí parou em Lorena, que defendeu o chute e selou a vitória brasileira. Com o resultado, o Brasil conquista seu nono título da Copa América Feminina, reforçando seu protagonismo no futebol sul-americano.

Fonte: CNN Brasil

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.