02.08.2023 às 14:48h - Geral

Profissionais passam por capacitação sobre a escuta especializada em Campo Erê

Caroline Souza

Por: Caroline Souza Campo Erê - SC

Profissionais passam por capacitação sobre a escuta especializada em Campo Erê

A capacitação aconteceu nesta terça-feira,01, no Creas-Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Edirleia Zanchettin presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente de Campo Erê, destaca que participaram os integrantes do comitê que é formado por todos os setores do município, como um representante de cada escola, polícia, Apae, Pró menor, assistência social e profissionais da saúde.

Por sua vez, a palestrante que ficou responsável pela capacitação, Roselaine Camati, explica que a Escuta Especializada é um procedimento para atendimento e escuta de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Desde 2017, ela diz que já acontecem formações de como ouvir os menores que passam por alguma forma de violência.

Roselaine, diz que a preparação serve para capacitar o profissional que vai ouvir o menor que faz uma declaração espontânea ou ainda fazer o procedimento da escuta especializada. Ela reforça que a escuta é para evitar que a vítima tenha que fazer o mesmo relato diversas vezes até que seu problema seja resolvido.

Ela comenta que existem estudos que comprovam que a vítima normalmente tem que contar o que está passado por pelo menos oito vezes, até chegar numa autoridade competente para poder ter um atendimento adequado. Ou seja, o objetivo da escuta especializada é fazer com que a vítima de violência relate apenas uma vez o que está passado e o profissional que ouvir, vai ficar responsável por fazer todos os encaminhamentos junto à rede de proteção.

Foto(s): Edirleia Zanchettin

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.