02.08.2022 às 16:22h - Economia
Aos poucos começa a aparecer um alívio nos preços de alguns alimentos nos supermercados. Nos indicadores de inflação, ainda é alto, mas deve se perceber mais nas próximas semanas. Óleo de soja, alguns cortes de carne, ovos, frutas, verduras e legumes estão entre os itens com redução.
De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, desde a semana passa a associação notou que alguns itens tiveram estabilidade no preço e outros uma leve queda. Crestani destaca que a retomada de exportações de grãos pela Ucrânia, também pode baixar cotações internacionais, revertendo ao menos parte do impacto que chegou ao consumidor da disparada do início do ano. A invasão do país pela Rússia levou a recordes históricos de preços, especialmente de trigo.
Para Crestani outro ponto que deve ser destacado é a redução dos tributos na energia elétrica e na gasolina. Por outro lado, o resultado só não é maior porque o diesel está caro e é um custo altíssimo da cadeia econômica.
Comentar pelo Facebook