02.07.2025 às 23:45h - atualizado em 02.07.2025 às 23:54h - São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste sedia etapa regional do Santa Catarina Canta 2025

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste sedia etapa regional do Santa Catarina Canta 2025
Foto: Ricardo Orso, Portal Peperi

O município de São Miguel do Oeste recebeu nesta quarta-feira, 2, a etapa regional da AMEOSC do festival Santa Catarina Canta – Música Brasileira 2025, que chega à 2º edição promovendo artistas locais de todas as idades. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção da Camerata Florianópolis.

Durante a programação da Rádio Peperi, a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, destacou a importância do festival para a cultura catarinense.

“Esse projeto é muito especial. É a menina dos olhos do governador Jorginho Mello. Ele sonhou com um festival que fizesse Santa Catarina cantar junto, e é isso que estamos vivendo. Em 2024, a final reuniu mais de 40 mil pessoas na Beira-Mar. Agora, em 2025, tivemos ainda mais inscrições e a liberdade de cantar qualquer estilo da música brasileira. A régua subiu muito e o nível está altíssimo”, afirmou.

Maria Teresinha ainda ressaltou o envolvimento de diversas regiões do estado. “Estive em São Lourenço do Oeste, Chapecó, e em São Miguel do Oeste. Foi uma noite maravilhosa, com 20 talentos no palco. É claro que a gente queria levar todos para a semifinal, mas é importante entender que nem sempre é a nossa noite. O importante é participar e viver essa experiência musical”, completou.

Um dos destaques da categoria infantojuvenil foi Valentina Villa, de apenas 12 anos, moradora de Belmonte. Em entrevista à Rádio Peperi, a jovem cantora emocionou ao contar sobre suas inspirações.

“Desde pequena eu gosto de cantar e dançar. Minhas avós sempre me incentivaram. A materna cantava em igrejas, e a paterna me deu meu primeiro violão. Elas são minha inspiração”, disse Valentina.

“Eu cantei Flor e o Beija-Flor, da Marília Mendonça com Henrique & Juliano. Fiquei nervosa, mas rezei e fui com tudo. A música é a minha vida, e quero seguir nesse caminho. Ano que vem eu quero estar aqui de novo”, completou.

Como funciona o festival

Durante as audições, os candidatos são avaliados por um júri técnico, que leva em conta critérios como técnica vocal, afinação, presença de palco e originalidade. A apresentação do evento é comandada pela cantora Bia Barros, que também participa do espetáculo Clássicos da Música Sertaneja, da Camerata Florianópolis.

Grande final

A etapa final está marcada para novembro, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Os vencedores das categorias Geral e Infantojuvenil ganharão R$ 20 mil e participarão de um espetáculo da Camerata na temporada 2025/2026.

Foto(s): Ricardo Orso, Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.