02.07.2025 às 08:39h - atualizado em 02.07.2025 às 11:41h - Clima

Geada cobre o Extremo Oeste e transforma a paisagem da região

Arlei Silveira

Por: Arlei Silveira São Miguel do Oeste - SC

Geada cobre o Extremo Oeste e transforma a paisagem da região
Foto: Cleiber Ebertz

O frio voltou com força ao Extremo Oeste de Santa Catarina e transformou completamente o cenário nas primeiras horas da manhã. Os termômetros despencaram mais uma vez nesta quarta-feira, dia 2 de junho, e trouxeram um verdadeiro espetáculo da natureza: os campos amanheceram cobertos por uma espessa camada de geada.

Em municípios como Iporã do Oeste, Mondaí, Tunápolis, Itapiranga e tantas outras cidades da região, o branco dominou o verde das pastagens. Carros, telhados, lavouras e cercas ficaram cobertos por cristais de gelo, criando paisagens dignas de cartão-postal. O sol, ao nascer, fez brilhar cada gota congelada, proporcionando imagens que encantam moradores e fotógrafos amadores.

As imagens, captadas por Cleiber Ebertz, morador de Linha Santo Isidoro, em Belmonte, e proprietário de uma estação meteorológica própria, ilustram o amanhecer gelado na região. De acordo com ele, na semana passada, com a chegada do ar polar, a estação marcou -2,3ºC. Na terça-feira, chegou a -1.9ºC, e no amanhecer desta quarta-feira, registrou -1.2ºC.

Além da beleza, o frio também exige atenção redobrada da população, especialmente com os cuidados com a saúde, os animais e as plantações. A Defesa Civil orienta o uso de roupas adequadas, reforço na proteção de hortas e atenção especial a idosos e crianças.

A previsão é de que as madrugadas sigam geladas nos próximos dias, mantendo o clima típico de inverno e, quem sabe, proporcionando mais manhãs de beleza congelante pelo interior do extremo oeste catarinense.

Foto(s): Cleiber Ebertz

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.