02.07.2024 às 10:22h - atualizado em 02.07.2024 às 10:43h - Educação

Audiência sobre avaliação e monitoramento do PNE será nesta quarta feira em Iporã do Oeste

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Audiência sobre avaliação e monitoramento do PNE  será nesta quarta feira em Iporã do Oeste
Foto: Arquivo/ Rádio Oeste

O município de Iporã do Oeste vai realizar nesta quarta feira, 03, uma Audiência pública para avaliação e monitoramento do plano municipal de educação. O evento será realizado no Auditório da Escola Pré Escolar os Peixinhos, com início às 19h.

Conforme a Secretária de Educação Neusa Beilke, o Plano Municipal de Educação é um documento de lei, uma diretriz que orienta a educação dentro de um período de dez anos(2014/2024).

Conforme a Secretaria de Educação, o Plano Municipal que será discutido nesta quarta feira, 03, seguirá as diretrizes do Plano Nacional de Educação, para que se tenha um parâmetro e uma avaliação de como procede a Educação tanto em nível municipal, estadual e Nacional, além das metas definidas em 2015 no PNE que devem ser seguidas.

As vinte metas definidas no Plano Nacional de Educação contemplam a Educação Infantil de zero à três anos, de 4 e 5 anos da Pré-Escola, metas relacionadas ao Ensino Fundamental, ao Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, a Formação dos profissionais, valorização do magistério, a gestão Democrática, a Educação Integral, o financiamento da Educação, inclusão das diversidades na Educação, entre outras.

O Plano Municipal de Iporã do Oeste conta com 237 estratégias que visam atingir essas vinte Metas propostas.

Com algumas exceções, os municípios num todo a nível regional, Estadual e até Nacional, estão longe de alcançar as metas dentro do proposto.

Conforme a Secretária de Educação de Iporã do Oeste, Neusa Beilke, vários são os motivos que tornam distante o cumprimento total das metas. Ela cita como um dos principais exemplos, a falta de um financiamento maior em nível nacional para fomentar o desenvolvimento da educação dos municípios.

A secretária também exemplifica a meta seis que prevê educação integral em tempo integral em no mínimo 25% dos estudantes em cada unidade escolar. Para isso se tornar realidade, seriam necessários muito mais espaços físicos nas Escolas, além de investimentos em melhorias em toda a estrutura física das unidades escolares.

Conforme a Secretária de educação de Iporã do Oeste Neusa Beilke, atividades e propostas pedagógicas não faltam, no entanto é preciso o poder público edificar e proporcionar os espaços e demais estruturas para a Educação em Tempo Integral, sendo possível com isso, atender a demanda proposta dos 25% em cada unidade Escolar.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.