02.07.2023 às 20:41h - Geral

02 de julho: Dia Nacional do Bombeiro

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

02 de julho: Dia Nacional do Bombeiro

Dia Nacional do Bombeiro: Neste domingo, 02, se comemora o dia daqueles que arriscam suas vidas para proteger outras pessoas, uma carreira dedicada ao cuidado com o próximo.

O trabalho do Bombeiro é fundamental na sociedade. Motivados pelo lema “Vidas alheias e riquezas a salvar”, eles prestam serviços de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, proteção civil, projetos sociais e outros.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

“É uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e com comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto de lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava o serviço de bombeiro, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que ficar em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio”.

Em Campo Erê/SC, a história do Grupamento de Bombeiro Militar, oficialmente tem onze anos. É um período muito relevante para a sociedade, bem como para os bombeiros que fazem parte dessa unidade. O quartel assim como vários outros do estado, enfrenta dificuldades peculiares de cada região, mas acima disso, tem conquistas nobres que engrandecem e abrilhantam o nome da corporação.

A importância de um bombeiro se renova a cada ocorrência atendida, seja uma vítima de acidente ou caso clínico, ou de um patrimônio salvo num incêndio.

Parabéns a todos os bombeiros.

Foto(s): Márcia Macoski / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.