02.07.2021 às 16:00h - atualizado em 02.07.2021 às 16:11h - Bombeiros
O Dia 2 de Julho, é comemorado em todo Brasil. É uma data importante, pois a função do bombeiro é fundamental na sociedade. São diversas as funções desempenhadas pelos socorristas. Além de apagar incêndios, são desenvolvidos pelos bombeiros ações sociais e educativas em prol da comunidade.
Eles ainda trabalham pelos animais em perigo e auxiliam pessoas em situação de risco, como afogamentos, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.
Conheça a Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro
É uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto de lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que ficar em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.
Instalação do quartel de bombeiros em Campo Erê
Oficialmente, o Grupamento já atua há nove anos. Sua inauguração ocorreu no dia 17 de maio de 2012. Sob o comandado do Cabo Vantuir Schoeninger, o quartel de Campo Erê, atende, além do município sede, mais São Bernardino e Saltinho.
Em Campo Erê, assim como vários outros quarteis do estado, existem dificuldades, que são peculiares de cada região, mas acima disso, o comandante lembra das conquistas importantes que o GBM teve desde a sua implantação.
Hoje, segundo Cabo Vantuir, Campo Erê conta com um bom efetivo. São dez militares, cinco agentes de defesa civil e cerca de 50 bombeiros comunitários. |
“A relevância de um bombeiro se renova a cada ocorrência atendida, seja acidentes, casos clínicos ou um patrimônio salvo num incêndio. Por isso, ser bombeiro é uma grande responsabilidade e também um aprendizado constante”.
Além, das ocorrências atendidas diariamente, os bombeiros tanto militares, quando os civis e comunitários, passam por constantes treinamentos. Isso traz inúmeras vantagens aos envolvidos, bem como para à comunidade que recebe um melhor atendimento. Nos treinamentos, nas áreas de combate a incêndio, busca e resgate de vítimas e atendimento pré-hospitalar, que os bombeiros aprimoram seus conhecimentos.
Foto(s): Arquivo Peperi
Comentar pelo Facebook