02.07.2021 às 19:39h - atualizado em 02.07.2021 às 19:56h - Bombeiros

No Dia Nacional do Bombeiro, comandante diz que bandeira da Corporação no estado é a prevenção

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

No Dia Nacional do Bombeiro, comandante diz que bandeira da Corporação no estado é a prevenção

A data especial para o Corpo de Bombeiros Militar é comemorada nesta sexta-feira, 2, no Brasil. Segundo o comandante dos quarteis dos bombeiros de Iporã do Oeste e Mondaí, Oldair Schmitz, o Dia Nacional do Bombeiro é comemorado neste dia em homenagem à criação do Corpo de Bombeiros provisório da Corte brasileira, inaugurado no dia dois de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do Major João Batista de Morais Antas.

O comandante destaca que a missão do bombeiro é atender a pessoa no momento em que ela mais precisa, e resolver situações de emergência que tenham saído do controle. Schmitz salienta que os bombeiros buscam atender com rapidez, utilizando técnicas para isso. Em muitos casos, porém, não é possível evitar danos maiores. É por isso que a maior bandeira do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina é a prevenção.

As exigências dos bombeiros em relação à manutenção de edificações, como instalação de extintores, sistemas hidráulicos e de alarmes, segundo Oldair Schmitz, justificam-se, pois podem evitar tragédias. Além disso, ressalta a importância de treinar as pessoas para casos como incêndios, por exemplo. Schmitz lembra que se a pessoa fizer o primeiro combate, com extintor, pode evitar propagação maior no sinistro, até a chegada dos bombeiros no local.

Por conta da pandemia, o comandante lembra que foram canceladas palestras e atendimentos diretos com a comunidade, escolas ou clubes, como ocorria anteriormente. As vistorias e análises de projetos, por outro lado, seguem normalmente.


Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste contabiliza 14 anos de atendimento


A coorporação dos bombeiros de Iporã do Oeste foi inaugurada no dia 2 de março de 2007, portanto já soma 14 anos de atividades. Atende no município com dez bombeiros militares, quatro civis, que mantém convênio com a prefeitura, e ainda 34 bombeiros comunitários ativos, além de formar cerca de 200.

O quartel de Mondaí, que é coordenado pela corporação de Iporã do Oeste e foi inaugurado recentemente, em junho, disponibiliza quatro bombeiros militares, quatro civis da prefeitura daquele município e também de Riqueza, e ainda onze bombeiros comunitários.

Foto(s): Jornei de Souza/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.