02.06.2018 às 19:09h - atualizado em 03.06.2018 às 10:23h - Agricultura

Normalização dos setores produtivos deve levar cerca de 40 dias

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Normalização dos setores produtivos deve levar cerca de 40 dias
Divulgação / Portal Peperi

O setor produtivo catarinense está correndo para recuperar os prejuízos da greve dos caminhoneiros. De acordo com o Secretário Estadual de Agricultura, Airton Spies, 35 milhões de litros de leite foram descartados nos últimos 10 dias. Na suinocultura e avicultura, o problema está na perda de peso dos animais porque a alimentação foi suficiente apenas para manter os rebanhos vivos. Em entrevista para a rádio Peperi, ele explicou que durante a greve, algumas granjas ficaram com 18% acima da capacidade de alojamento. Apesar disso, não houve uma mortandade expressiva de animais.

O Secretário Estadual da Agricultura, Airton Spies descartou a adoção de novas linhas de crédito para os agricultores afetados pela paralisação dos caminhoneiros. Apesar disso, ele destacou que os produtores já têm o direito de renegociar parcelas quando atingidos pela queda na arrecadação. Spies orientou os agricultores que tiveram prejuízo a buscar informações na Epagri para tentar algum tipo de ajuda neste momento. Além dos produtores, as agroindústrias, que ficaram paradas por cerca de 10 dias, tiveram prejuízo diário de R$ 10 milhões.

As principais empresas do agronegócio já retomaram a produção para tentar voltar à normalidade. A Aurora e a JBS de São Miguel do Oeste e Itapiranga retomaram os abates. A Cooperoeste Terra Viva também voltou a fazer a coleta de leite nas propriedades. Na quinta-feira, 31, 100% da coleta de leite estava reestabelecida, pois insumos como embalagens e material de limpeza chegaram aos laticínios para retomar o processo. Apesar da retomada da produção, o secretário de Agricultura, Airton Spies citou que a cadeia produtiva ainda vai sentir os efeitos da greve por mais tempo.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.