02.05.2025 às 08:59h - Geral
A freira Inah Canabarro Lucas morreu nesta quarta-feira, dia 29, em Porto Alegre (RS), aos 116 anos de idade. A gaúcha nasceu em 1908, na cidade de São Francisco de Assis (RS), e era freira.
Inah morava na Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e se tornou a pessoa mais velha do mundo em janeiro deste ano, depois da morte da japonesa Tomiko Itooka, também com 116 anos.
“Está com Deus e com o papa Francisco”, disse o sobrinho Cleber Vieira Canabarro Lucas. Segundo ele, a tia morreu em razão da idade avançada. "Organismo foi parando aos poucos, sem nenhuma doença".
De acordo com dados do LongeviQuest, grupo de pesquisadores referência no mundo no mapeamento de centenários, Inah teve seis irmãos e começou a jornada religiosa aos 16 anos, no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento (RS).
la foi batizada no dia 21 de abril de 1926. Posteriormente, mudou-se para Montevidéu, Uruguai, onde foi confirmada na Igreja Católica em 1º de outubro de 1929, aos 21 anos. Em 1930, retornou ao Brasil para lecionar português e matemática na Tijuca, no Rio de Janeiro. Renovou seus votos em 1932 e novamente em 1933, e em 27 de julho de 1934, aos 26 anos, emitiu seus votos perpétuos, tornando-se oficialmente freira.
No início da década de 1940, retornou a Santana do Livramento. Posteriormente, retomou o trabalho como professora em julho de 1942. Serviu em Itaqui (RS) duas vezes — a primeira em fevereiro de 1949, por mais de uma década, e novamente em março de 1979. Entre esses períodos, trabalhou como professora e secretária em Santana do Livramento.
Em fevereiro de 1980, ingressou na Casa Provincial em Porto Alegre, onde continuou sua missão religiosa e educacional. Em 2018, ao comemorar o 110º aniversário, recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco. Questionada sobre o segredo de sua longevidade, ela o atribuiu ao Senhor, dizendo que Ele a ajudou a viver tantos anos. "Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo", comentou.
“Apresentamos nossas mais profundas condolências à família, amigos e entes queridos de Inah Canabarro Lucas. Sua vida longa e significativa tocou a muitos, e seu legado como educadora dedicada, religiosa e supercentenária será lembrado com grande admiração”, publicou o LongeviQuest em seu site oficial.
Comentar pelo Facebook