02.05.2024 às 18:14h - atualizado em 02.05.2024 às 18:16h - Geral

Chuvas persistem e dificultam buscas por desaparecidos durante enchente no Rio Grande do Sul

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Chuvas persistem e dificultam buscas por desaparecidos durante enchente no Rio Grande do Sul
Imagem: Internet

Morador de Itapiranga está entre as vítimas, Carlos Wolfart desapareceu nas águas do Rio Pardinho, no interior do município de Sinimbu, próximo a Santa Cruz do Sul.

Conforme Gilberto Eidt, cunhado da vítima e ex-morador de Itapiranga, o nível dos rios voltou a subir nesta quinta-feira, 2, e geram grandes dificuldades para as equipes de buscas. Wolfart foi levado pela enxurrada, pouco antes do meio dia de terça-feira e não foi mais visto. A família de linha Dourado, interior de Itapiranga, estava no Rio Grande do Sul para participar de um casamento, que seria realizado na noite de terça-feira, 30, véspera de feriado do Dia do Trabalho.

Gilberto Eidt, é natural de linha Dourado, interior de Itapiranga, mas reside no Rio Grande do Sul há 30 anos e possui empresas em cidades gaúchas. Ele relata que vive um momento de profunda dor, pois fez tudo que era possível para salvar o cunhado e não conseguiu evitar a tragédia. Eidt descreve com detalhes os momentos que antecederam a tragédia. Menciona que possui o sítio no interior de Sinimbu há 18 anos e jamais presenciou enchente semelhante a que está ocorrendo no momento. Na terça-feira, 30, os padrinhos do casamento iriam em Santa Cruz do Sul já na parte da manhã, porém devido as intensas chuvas o acesso ao sítio que Carlos Wolfart estava, ficou interrompido. Ele caminhou em busca de encontrar uma alternativa de saída e acabou ficando ilhado. Gilberto Eidt conta que esteve em contato por telefone com o cunhado e iniciou uma grande mobilização para o resgate, porém nem mesmo as equipes do corpo de bombeiros conseguiram chegar do local, devido a força da água.

Destruição e resgate de pessoas que estão ilhadas deixam buscas por desaparecido em segundo plano. Conforme Gilberto Eidt, existe uma grande mobilização com embarcações e helicóptero para o resgate de vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Familiares que residem em Itapiranga foram resgatados do sítio em Sinimbu em três voos de helicóptero. Eidt reconhece que as buscas por desaparecidos são muito difíceis, pois os órgãos de segurança, corpo de bombeiros e defesa civil estão focados em salvar vidas, diante de um cenário de grande número de pessoas que precisam ser resgatadas. Gilberto Eidt reitera que o sentimento é de profunda dor e uma grande perda. Lembra que toda a família estava empolgada com os preparativos do casamento, porém ocorreu a tragédia provocada pelas fortes chuvas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.