02.05.2021 às 08:38h - Educação
A direção da escola São Vicente de Itapiranga incentiva o debate de temas transversais que relacionam escola e família.
Após mais de um ano sem palestras presenciais, a Escola São Vicente reuniu na semana passada os alunos do oitavo ano para debater sobre violência no ambiente familiar. Conforme o Assessor de Direção da Escola São Vicente de Itapiranga, professor Daniel Skrsypcsak, a palestra foi ministrada pelo coordenador do Curso de Direito da UCEFF de Itapiranga, Rogério Soehn. Com experiência de atuação na Polícia Civil e professor de nível superior, ele atraiu a atenção dos estudantes.
Daniel Skrsypcsak destaca que a função social da escola é de abordar as problemáticas recorrentes no município para dentro do processo educacional. Ele chama a atenção que muitos dos alunos já vivenciaram ou conhecem alguém que já sofreu esse tipo de abuso. Abordar o assunto de forma responsável pode contribuir para minimizar os efeitos negativos que a violência provoca.
O Assessor de Direção enaltece que a escola é um grande aliado para identificar os tipos de violência. Para ele, o papel do professor e da escola vai além de ensinar e envolve também debates paralelos. No ambiente escolar estão presentes as diversidades, realidade social, econômica e racial, o que permite a junção de escola e família.
O Assessor de Direção da Escola São Vicente de Itapiranga lembra que maio é o mês de conscientização contra o abuso sexual, e a escola possui a obrigação de apoiar projetos interdisciplinares, promover discussões de conscientização dos fatos, formando o aluno crítico.
Daniel Skrsypcsak ressalta que em sua tese de doutorado teve a oportunidade de aprofundar temas relacionados a educação e agora consegue contribuir na rotina escolar. Destaca que estas abordagens permitem articular o conhecimento, conteúdo e currículo do aluno através dos temas transversais.
A Escola São Vicente incentiva o projeto integrador por turmas e estas ações de conteúdos afins, objetivam ter alcances significativos. O Assessor de Direção avalia que é fundamental os professores estarem atentos para identificarem demandas que surgem em sala de aula.
Comentar pelo Facebook