02.05.2020 às 10:07h - Estiagem
Foram realizados dois encontros no Centro de Múltiplouso em Guaraciaba com integrantes do Conselho Agrícola e após com o Conselho da Defesa Civil Municipal. Conforme o secretário da agricultura, Sérgio Thalheimer, ambas as reuniões foram para debater sobre a estiagem decorrente nos meses de março e abril.
Thalheimer explica que conforme laudo de perdas agropecuárias, os valores estimados ultrapassam os oito milhões de reais em prejuízo. O secretário informa que esses dados são baseados em consultas a técnicos, entidades e em visitas nas propriedades atingidas. Até o momento a Secretaria de Agricultura está fornecendo o abastecimento de água para 20 propriedades.
Sérgio Thalheimer lembra que para ser homologado o documento precisa ter detalhes, fotos e levantamentos que comprovem perdas no PIB do município. Ele revela que na cultura do “milho grão” foram 600 hectares atingidos, um dano de 40 por cento, resultando em cerca de 1,3 toneladas.
Já o milho da silagem onde é verificada a maior perda, foram cerca de mil e 200 hectares, resultando em 40 por cento do volume, totalizando em 36 toneladas do produto. Já na soja foram 500 hectares atingidos e 390 toneladas perdidas. No feijão foram 300 hectares atingidos com 40 por cento de redução, equivalente a 216 toneladas.
Para finalizar, a questão que envolve o leite, sendo que a produção mensal que era de mais de 6.140 milhões teve uma baixa de 20 por cento. Ele lembra que Guaraciaba é o segundo maior produtor do estado essa redução reflete na renda das propriedades e movimento econômico.
Fonte: Kelly Figueiró
Comentar pelo Facebook