02.03.2021 às 17:26h - atualizado em 02.03.2021 às 19:10h - Educação

Itapiranga confirma retomada de aulas presenciais

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga confirma retomada de aulas presenciais

O Comitê de Crise de Itapiranga decidiu pelo retorno às aulas presenciais em Itapiranga a partir desta quarta-feira, 03. O assunto está gerando bastante polêmica e divide opiniões de pais, alunos e professores sobre a segurança em virtude da situação, considerada grave na área da saúde

O assessor de direção da Escola São Vicente e Doutor em Educação, Daniel Skrsypcsak, relatou que as escolas vivem um dilema a cada dia com as indefinições sobre modelo pedagógico mais adequado. Destaca que todas as medidas possíveis foram adotadas para proporcionar condições físicas com uma série de restrições, porém nem isso é garantia absoluta de evitar o contágio.

Cita o clamor recente pela volta das aulas presenciais. Atualmente a insegurança predomina nas manifestações contrárias à presença dos alunos em sala de aula. O assessor de direção observa que a escola tem pouca autonomia nas decisões, pois os modelos pedagógicos são estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação e a presença dos alunos em sala de aula depende das restrições estabelecidas pelos decretos.

Daniel Skrsypcsak informa ainda que foi realizada a entrega de livros didáticos e materiais aos alunos que não possuem acesso à internet para aulas remotas. O objetivo é garantir que todos tenham acesso aos conteúdos de estudo em período de pandemia.

Modelos pedagógicos estabelecem três sistemas de aula. O assessor de direção, Daniel Skrsypcsak, cita que o método 100% presencial é permitido apenas em escolas com salas maiores e que permite receber todos os alunos respeitando o distanciamento. A escola São Vicente está atuando no sistema tempo escola e tempo em casa. Isso reduz o fluxo de alunos em 50% e permite atender o rigoroso plano de contingência e permite também o retorno gradativo dos alunos.

O desafio é garantir a segurança dos alunos, professores e das famílias que aguardam o retorno dos filhos que frequentam a escola. Daniel Skrsypcsak cita ainda que no modelo 100% online, o aluno faz parte de turma em polo com sede na escola Vendelino Seidel de Iporã do Oeste.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.