02.02.2026 às 09:58h - atualizado em 02.02.2026 às 22:07h - São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste confirma 1º caso de dengue em 2026

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

São Miguel do Oeste confirma 1º caso de dengue em 2026
Foto: nuzeee/Pixabay/ Agencia Brasil

São Miguel do Oeste confirmou, na última semana, o primeiro caso de dengue em 2026. A informação foi confirmada pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortolanza.

Além do caso confirmado, outros nove casos suspeitos estão em investigação. Para Bortolanza, o surgimento de novos registros mostra que o vírus da dengue está circulando de forma ativa na cidade, o que representa um risco à população.

Em 2025, o município registrou 618 casos e uma morte causada pela doença. Segundo o coordenador, a situação é preocupante, e a população precisa colaborar, eliminando locais com água parada que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

"Há muita gente suscetível ao vírus, e São Miguel do Oeste já convive com o mosquito há vários anos", alertou.

Como medida de prevenção, a vacinação contra a dengue começou nesta segunda-feira, 5, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos incompletos. Serão 405 doses disponíveis, aplicadas na sala de vacinas do posto central de saúde, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O município tem 2.429 pessoas dentro do público-alvo da campanha. Bortolanza destacou que a ampliação da vacinação para todos os municípios catarinenses é um passo importante no combate à doença.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.