02.02.2026 às 17:08h - atualizado em 02.02.2026 às 22:07h - Saúde

Itapiranga foca em ações preventivas e programas inovadores na saúde

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranga foca em ações preventivas e programas inovadores na saúde
Foto: Arquivo Rede Peperi

O município de Itapiranga promove ações preventivas na saúde. O trabalho apresenta resultado positivo e será ampliado neste ano. A proposta de gestão da Saúde de Itapiranga será enfatizada em 2026, com trabalho continuo em ações preventivas. A equipe já promoveu o resgate de vários grupos com atuações preventivas e vai ampliar este trabalho. De acordo com a Secretária, Clair Heinen, em 2025 foram promovidos 675 grupos de saúde envolvendo equipes multiprofissionais.

Como destaque atividades relacionadas a saúde mental, alimentação saudável, controle das doenças crônicas, qualidade do sono e atividades físicas. A Secretária também chama atenção para as práticas integrativas com grande adesão e resultado positivo em hidroterapia, yoga, 23 grupos semanais de alongamento e 13 de pilates solo. “O trabalho também ocorre em comunidades do interior e bairros da cidade” afirma.

Segundo Clair Heinen, o programa Intestino Saudável, com foco em combater o câncer de intestino que afeta homens e mulheres, possibilita o diagnóstico precoce e elimina riscos. A população com mais de 50 anos de idade possui acesso a exames específicos. Já o programa Saúde do Homem tem foco no acompanhamento de especialista.

A iniciativa de Sorrisos Que Curam leva cuidado, acolhimento, música e poesia, em parceria com voluntários do município. O Plano Municipal de Saúde estabelece propostas e trabalhos a serem realizados, incluindo a implantação do CAPs, centro de imunização e reforma de três unidades de saúde, além de novas atividades de prevenção e capacitação dos profissionais da saúde.

O atendimento na saúde passa por ajustes na atenção básica neste ano. Municípios brasileiros serão avaliados por 21 indicadores de saúde. Em Itapiranga, 30% dos atendimentos já estão sendo feitos por agendamento. Conforme a Secretária, Clair Heinen, a partir de maio, deve atingir 50% agendamento e o restante por demanda livre.

“O agendamento será feito nos casos de consultas programas, com atendimento de gestantes, idosos, crianças, hipertensos, diabéticos e outros pacientes que necessitam de consultas programadas, sem fechar as portas para quem necessita de consultas imediatas” explica.

A Secretária considera que será uma forma de proporcionar mais qualidade no atendimento.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.