02.02.2019 às 11:26h - atualizado em 02.02.2019 às 13:08h - Meio Ambiente

Polícia Ambiental registra redução de apreensões na piracema

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico São José do Cedro - SC

Polícia Ambiental registra redução de apreensões na piracema

A informação é do comandante da Policia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, capitão Everton Roncaglio. Ele destaca que ainda não ocorreu o fechamento oficial das apreensões durante o período da piracema. O capitão diz que já é possível concluir que ocorreu redução em comparação ao período anterior. Lembra que a piracema se estende de primeiro de outubro a 31 de janeiro, período considerado de maior reprodução dos peixes. Além de menor número de apreensões, também teve redução nas autuações aos pescadores. Roncaglio ressalta que isso não significa que diminuiu a pesca irregular, pois a Policia Ambiental recebeu diversas denúncias sem conseguir flagrar os pescadores.

O comandante informa que as ações da polícia ambiental prosseguem no período pós-piracema. O capitão considera que é preciso manter a vigilância de acordo com as normas que precisam ser observadas. A pesca ainda possui restrições de acordo com a regulamentação em lei para preservar determinadas áreas dos rios. Cita que na piracema ocorre a proibição de uso de equipamentos como redes, carretilha, molinete e embarcações motorizadas. A partir de primeiro de fevereiro estão liberados, no entanto, somente o pescador profissional pode utilizar redes e ainda assim precisa respeitar locais de corredeiras e proximidades de confluências com rios menores. Também é preciso respeitar o tamanho dos peixes a serem pescados para garantir o desenvolvimento das espécies.

De acordo com o capitão, a legislação é diferente para o pescador amador. Chama atenção que as pessoas que não possuem carteirinha de pescador profissional, não podem fazer uso de redes. A pesca esportiva ou de lazer é restrita ao uso de linha, molinete e carretilha. Segundo o comandante, a Policia Militar Ambiental mantém o trabalho de fiscalização nos rios da região, com maior demanda ao Rio Uruguai e afluentes. O capitão observa que é fundamental observar a legislação no momento da pesca para evitar transtornos e autuações conforme estabelecem as medidas legais.

Foto(s): Policia Militar Ambiental

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.