02.02.2018 às 10:54h - Brasil

Dono de apartamento em Curitiba, Moro recebe auxílio-moradia

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Dono de apartamento em Curitiba, Moro recebe auxílio-moradia
Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

Continua depois da publicidade

Mesmo com imóvel em Curitiba, o juiz Sergio Moro recebe auxílio-moradia. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o mais famoso magistrado da Lava-Jato mora a somente três quilômetros do prédio da Justiça Federal do Paraná, onde trabalha desde 2003, e começou a ganhar o benefício em 2014.

A publicação revelou que, em junho de 2002, Moro comprou um apartamento de 256 m² no bairro Bacacheri, na capital paranaense. O imóvel foi vendido pelo juiz federal do Tribunal Regional da 4ª Região Márcio Antonio Rocha por R$ 173,9 mil em valores atualizados, R$ 460 mil.

Assim como os demais magistrados do país, Moro está amparado por uma liminar do Supremo Tribunal Federal. Em setembro de 2014, o ministro Luiz Fux liberou o benefício para todos os juízes brasileiros.

Não se trata de uma ilegalidade receber auxílio-moradia mesmo com propriedade na cidade onde atua. Porém, a conduta vem provocando polêmica no país porque, na prática, o valor acaba incorporado ao salário do juiz e não entra na conta para o teto constitucional.

Responsável pela Lava-Jato no Rio de Janeiro, o juiz Marcelo Bretas, e sua mulher, também juíza, recebem o duplo benefício — conduta vetada pelo Conselho Nacional de Justiça.

À Folha de S. Paulo, o TRF4, responsável pelo pagamento dos vencimentos de Moro, informou que cumpre "determinações legais" em relação ao auxílio-moradia, citando resoluções do Conselho Nacional de Justiça e da Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

Fonte: Gaúcha Zero Hora

Continua depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.