02.01.2020 às 14:30h - atualizado em 02.01.2020 às 14:41h - Saúde

Descanso torna mais rígida a fiscalização para combater focos do mosquito da dengue

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Descanso torna mais rígida a fiscalização para combater focos do mosquito da dengue

Conforme a responsável pelo setor de combate a dengue em Descanso, Edilene Lorenski, o município encerrou o ano com 111 focos contabilizados, sem contar ainda as oito coletas realizadas em armadilhas na última segunda-feira, e que também devem ter resultado positivo por terem sido encontradas em locais que anteriormente já apresentaram focos.

Edilene lembra que a Sala de Situação definiu que não será mais entregue o termo de responsabilidade aos moradores que não contribuírem com o combate à dengue.

A partir desta definição a Vigilância Sanitária está fazendo o auto de intimação com prazo para adequação do imóvel, caso contrário, o responsável recebe um auto de infração e multa.Os casos são repassados a VISA pelos agentes de endemias e de saúde.

Até o momento foram emitidos três autos de infração pelo setor de Vigilância Sanitária. Destes, em dois autos a penalidade foi apenas a advertência por ter sido a primeira infração. Um terceiro morador foi multado porque já em outro momento foi notificado. Nesse caso o valor da multa, de acordo com a lei estadual, é de R$ 500,00.

Edilene Lorenski afirma que essa atitude mais rígida foi necessária porque muitos casos vinham se repetindo, apesar da orientação aos responsáveis. Ela lembra que em janeiro dois novos agentes de endemias serão contratados, a partir da aprovação dos profissionais no concurso público realizado em novembro. Os profissionais realizam visitas domiciliares a cada dois meses, para orientar as famílias e vistoriar se está havendo a contribuição para evitar o surgimento de novos focos.

Foto(s): VISA/Vigilância Epidemiológica de Descanso

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.