01.12.2025 às 10:58h - atualizado em 01.12.2025 às 11:19h - Educação
Os alunos dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Itapiranga estão lendo mais. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação para fomentar a leitura por meio da contação de histórias, praticamente dobrou o número de livros retirados neste ano. O projeto Árvore do Conhecimento foi criado em 2023 e neste ano teve um aumento significativo na participação de alunos, especialmente nas escolas do centro da cidade.
O trabalho consiste em alunos realizarem o empréstimo de livros da Biblioteca Pública Municipal e, na semana seguinte, contarem a história para um professor. No ano passado, foram pouco mais de 400 livros contados pelos estudantes do primeiro ao quinto ano da rede pública. Em 2025, o número chega a quase 800 livros.
Conforme a Coordenadora da Biblioteca Municipal Rui Barbosa, Clenice Becker, devido aos bons resultados, o projeto já foi ampliado. “Pensando em ampliar as atividades, a Secretaria de Educação destinou mais uma profissional para realizar este trabalho nas escolas de bairros e interior” destaca.
Ainda ocorre parceria com escolas privadas, que participam do projeto. Somente nas três escolas do centro da cidade, sendo duas privadas e uma pública, o projeto impactou aproximadamente mil alunos desde a criação do projeto.
A Coordenadora menciona que a projeção para 2026 é continuar realizando o trabalho, com incrementos, especialmente em um sistema próprio para o controle de saídas de livros.
De acordo com Clenice Becker, o número de empréstimos de livros para todas as idades chega a mais de 23 mil exemplares neste ano. O dado supera 50% de todo o acervo público, que chega a 40 mil livros.
Comentar pelo Facebook