01.12.2020 às 08:43h - atualizado em 01.12.2020 às 08:52h - Cultura
Conforme o instrutor de dança tradicionalista e integrante da comissão do festival, Luiz Matheus Vedovatto, o Festival Gaúcho de Dança, o Fegadan, foi realizado já em seis edições de forma presencial no RS, mas este ano, em função da pandemia, o evento ocorreu de forma virtual. Ele lembra que o festival não é uma competição, mas sim, uma amostra de dança.
O instrutor destaca que a invernada artística mirim do CTG de Iporã do Oeste participou por meio da gravação de vídeos das danças, que foram encaminhados a comissão do festival.
Vedovatto ressalta que devido às restrições da pandemia, muitas danças não estão sendo possíveis em função de haver o contato físico. Em função disso, a opção foi pela gravação de um vídeo em que se apresentam dois pares, um de irmãos que já convivem e o outro em que os dois adotaram as medidas preventivas a Covid.
As danças apresentadas no festival deste domingo podem ser conferidas na página da Fegadan. O instrutor de dança tradicionalista do CTG Herança Pampiana de Iporã do Oeste ressalta que mais de 140 danças foram apresentadas, envolvendo mais de 300 pessoas.
Luiz Matheus Vedovatto lembra que o conteúdo das apresentações também foi encaminhado ao Ministério da Educação, para servir de instrumento de pesquisa referente à cultura gaúcha.
Esta foi à primeira vez que o CTG do município participou deste festival, mesmo que de forma virtual, sendo que as outras apresentações realizadas foram sempre em nível regional.
O instrutor ressalta que os ensaios do CTG também têm ocorrido de forma virtual, por meio de vídeo aulas encaminhados aos alunos ou disponibilizados no grupo do Facebook.
Em Descanso, São Miguel do Oeste e Palmitos, onde Vedovatto também é instrutor, as aulas presenciais já foram retomadas.
Confira os vídeos das apresentações:
CTG HERANÇA PAMPIANA - IPORÃ DO OESTE - SC - CHOTE DO DEDINHO
RODRIGO E EMILLY - CTG HERANÇA PAMPIANA
HAVANEIRA MARCADA - CTG HERANÇA PAMPIANA
Henrique e Isabela - CTG Herança Pampiana
Comentar pelo Facebook