01.10.2025 às 10:07h - Educação
A Educação de Itapiranga vai oferecer atendimento individualizado para alunos estrangeiros. O projeto piloto da Secretaria da Educação de Itapiranga está sendo implantado na Escola Funei, no centro da cidade. A proposta visa repensar a maneira de atender os alunos estrangeiros que chegam ao município.
Segundo a Diretora do Projeto Somos Todos Imigrantes, Karen Schneiders, setembro é um mês marcante, pois todos os anos, nesta época, Itapiranga recebe grande número de venezuelanos. O período é de troca de ano letivo na Venezuela e as famílias aproveitam para migrarem.
“Os imigrantes chegam com muita defasagem de aprendizado e foi preciso pensar em um novo método em um projeto piloto. O trabalho será realizado em forma de blocos, iniciando com uma prova para medir o nível de conhecimento do aluno e estabelecer o nível de aprendizagem que ele se encontra no momento” comenta a Diretora.
Karen Schneiders afirma que o processo inicia com a alfabetização, depois a construção de pequenos textos e a conclusão da alfabetização. Na sequência o aluno é colocado na rotina dos demais estudantes. O trabalho feito com estrangeiros no contraturno será mantido com maior número de alunos. “O novo método de atendimento será individualizado e com foco em maior agilidade nos resultados para o posicionado na idade certa” explica.
Os ajustes serão feitos de forma paralela com projeto e rotina normal de sala de aula. A remodelação ocorre devido à necessidade de atender vários alunos em busca de alavancar a aprendizagem. Karen reforça que o objetivo é dar uma oportunidade para os estrangeiros acompanharem os conteúdos em sala de aula.
Comentar pelo Facebook