01.10.2025 às 15:59h - Geral

Comitê "Por Elas" une forças contra a violência doméstica

A iniciativa reúne o Ministério Público, Poder Judiciário, prefeituras de Mondaí, Iporã do Oeste e de Riqueza, além da Polícia Civil, Polícia Militar e Ordem dos Advogados do Brasil.

Arlei Silveira

Por: Arlei Silveira Iporã do Oeste - SC

Comitê "Por Elas" une forças contra a violência doméstica
Foto: Arlei Silveira/Rede Peperi

Foi lançado, recentemente, em Mondaí o Comitê "Por Elas”, um comitê interinstitucional voltado ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A iniciativa reúne o Ministério Público, Poder Judiciário, prefeituras de Mondaí, Iporã do Oeste e de Riqueza, além da Polícia Civil, Polícia Militar e Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com a promotora de Justiça da comarca, Priscila Rosário Franco, a proposta é articular as instituições para melhorar o acolhimento às vítimas, responsabilizar os agressores e desenvolver ações de prevenção. O trabalho se soma aos grupos reflexivos para homens envolvidos em casos de violência contra mulheres.

Conforme a promotora, os grupos funcionam desde 2023 na comarca, coordenados pelo Judiciário com apoio do Ministério Público e secretarias municipais.

Segundo a assistente social forense Cilene Kosmann, os grupos reúnem homens encaminhados pela Justiça para participar de encontros de reflexão sobre comportamento, masculinidade, respeito e formas de resolver conflitos sem violência. Até agora, 45 homens já passaram pelo programa e os resultados apontam para menos de 10% de reincidência, índice considerado muito positivo, de acordo com a assistente social.

Silene reforça que quando um homem muda sua conduta, toda a família é beneficiada, com mais respeito e segurança no convívio. Com a inclusão dos municípios de Iporã do Oeste e Riqueza, para 2026, a expectativa é ampliar o atendimento.

A promotora Priscila destaca que os dados levantados a partir dos grupos reflexivos ajudam a entender as causas da violência e a planejar políticas públicas mais eficazes. Ela também lembra que os casos de violência podem ser denunciados pelos canais oficiais, como o 190 da Polícia Militar, o 180 da Central de Atendimento à Mulher, ou ainda pelo WhatsApp da Promotoria de Justiça de Mondaí, no número 49 99200 9731.

Foto(s): Arlei Silveira/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.