01.10.2021 às 12:31h - atualizado em 01.10.2021 às 16:12h - Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga realizou na manhã desta sexta-feira, 01, um treinamento de combate a incêndio em edificações verticalizadas. Objetivo é atualizar as técnicas utilizadas pela guarnição.
Conforme o sargento Sidnei Bieger, em meados de setembro a guarnição passou pelo mesmo treinamento em Laguna e Balneário Camboriú.
De acordo com ele, em grandes centros com mais pavimentos, os incêndios acabam ocorrendo com maior frequência, porém, é necessária também a preparação das guarnições em cidades menores, tendo em vista que cada vez mais novos prédios estão sendo construídos e com maiores edificações.
Sidnei Bieger enfatiza que é necessário que todas as guarnições estejam atualizadas em conjunto e preparados para realizar o melhor atendimento.
O treinamento desta sexta-feira, 01, iniciou às 8 horas no Quartel do Corpo de Bombeiros e envolveu bombeiros militares e bombeiros comunitários.
O sargento Sidnei Bieger explicou que inicialmente foram propostos conteúdos e conceitos com a parte teórica, apresentando as técnicas a serem realizadas e em seguida a prática ocorreu no Edifício Residencial San Francisco, espaço cedido pelo proprietário Vanderlei Melchiors.
O local foi escolhido por ainda estar em fase de construção e não possuir os sistemas preventivos necessários.
Bieger destaca que os materiais utilizados foram jatos que estão disponíveis no caminhão de combate a incêndios. No treinamento foi possível demonstrar a melhor forma de levar água em lugares mais elevados.
O sargento cita que a maioria dos incêndios podem ser evitados se houverem sistemas preventivos existentes na edificação ou nas proximidades. Chama a atenção para a necessidade de extintores, os quais possuem capacidade elevada para deliberação do incêndio.
Bieger enfatiza que o Corpo de Bombeiros está sempre a disposição nos chamados, pois o trabalho dos profissionais auxilia em uma resposta mais ágil no combate a incêndios.
Foto(s): Vanderlei Melchiors/Diana Isabel
Comentar pelo Facebook