cresol mobile

01.10.2020 às 13:43h - Educação

Colégio Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste lança edição online do Café Literário

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Colégio Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste lança edição online do Café Literário

Continua depois da publicidade

Este ano o evento, na 7ª edição, teve alterações, devido à impossibilidade da reunião de público na escola. Conforme a professora de língua portuguesa e literatura da escola, Simone Spies, como o educandário não poderá receber os estudantes e o público em geral para visitação, foi sugerida a ideia de fazer o evento de forma online, a partir da criação de um site.

O Café Literário surgiu a partir de um projeto quando da implantação do ensino médio inovador em 2014. O desafio dos estudantes foi criar um projeto na área de linguagens e suas tecnologias, em que os próprios alunos fossem os protagonistas e criadores e produtores de conhecimento.

A professora de educação física, Rosimeri Simon, destaca que o maior desafio do formato online do evento, é que a conclusão do trabalho era sempre a apresentação ao público, o que este ano não será possível.

Na área da educação física, a professora Rosimeri Simon cita que o desafio foi planejar uma atividade, que mesmo com o evento sendo à distância, fizesse alusão ao movimento. Ela comenta que surgiu a ideia de desenvolver uma performance para apresentação, considerando que o objetivo do café literário é que os alunos estudem as obras literárias, cobradas em vestibulares, e depois, apresentem um resumo do livro por meio de encenações e montagens de cenários.

Rosimeri comenta que cada estudante desenvolveu a atividade na qual melhor se sente capacitado. A performance ocorreu por meio da gravação das cenas, mas sem o cenário físico, usando somente a imaginação. A mesma atividade contempla também a interpretação de uma paródia e a criação de um mural de foto.

A professora lembra que mesmo não sendo possível realizar o evento da forma tradicional, os estudantes puderam desenvolver outras habilidades, como o uso das tecnologias.

Todo o trabalho produzido pelos alunos poderá ser conferido no link que será disponibilizado no Facebook da escola Padre Vendelino Seidel, e no Instagram do grêmio estudantil.

Serão abordados no total 15 temas, com o relato da obra na sua originalidade, mas também, uma análise crítica trazida pelos alunos para a realidade.

A professora Simone Spies destaca que o jornal online terá artigo de opinião, resumo, resenha crítica, charge, piada, desenho, paródia, tirinha e performance dos alunos.

No site serão apresentadas obras literárias da Universidade Federal de Santa Catarina e do Sistema ACAFE, que engloba as universidades particulares do estado.

O projeto, que se estendeu por cerca de 40 dias, contempla cerca de 200 alunos do ensino médio e duas turmas do ensino fundamental.

Foto(s): Colégio Padre Vendelino Seidel

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.