01.09.2021 às 14:02h - Geral
A Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro receberá uma indústria têxtil nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, em entrevista para a Rede Peperi.
A gestora da UPA em São José do Cedro, Lia Zoz disse que este projeto é bastante amplo e atende diversas unidades pelo estado. Ela comentou que o polo será em Chapecó, onde estão sendo realizados investimentos para ampliação de salas que irão abrigar este ramo. A primeira licitação lançada pela secretaria estadual não havia registrado empresas interessadas, por isso foi necessário um novo chamamento público. Lia também explicou que a unidade em São José do Cedro será responsável pela costura das calças de uniformes da secretaria estadual de Educação.
A gestora informou que a expectativa de iniciar os trabalhos a partir de outubro em todo o estado, até lá, os internos passarão por um curso de formação de costura. lia informou ainda que a UPA terá até 60 pessoas envolvidas no projeto, separados em três turmas. De início, serão 34 detentos envolvidos na costura.
Os detentos da Unidade Prisional em São José Cedro também poderão confeccionar roupas para profissionais da Saúde. A gestora da UPA, Lia Zoz comentou que o secretário estadual esteve no município na última semana anunciando estes trabalhos na unidade. Segundo ela, a intenção é realizar um convênio com os municípios da região para confecção dos uniformes. A gestora lembrou que os detentos já confeccionaram o próprio uniforme, trazendo assim economia para o estado. Lia também comentou que a unidade receberá inicialmente 17 máquinas de costura.
A gestora disse que os detentos em aprendizado já pegaram o jeito de fazer as costuras o que proporcionará uma confecção de qualidade. Os internos têm redução de um dia a cada três trabalhados. Por este motivo, acredita que houve um rápido aprendizado por parte dos detentos.
Comentar pelo Facebook