01.09.2021 às 16:39h - Saúde
O mês de setembro coloca em pauta um assunto importantíssimo: a prevenção e posvenção do suicídio. Em entrevista ao Portal Peperi, o psicólogo, especialista em suicídio, Abel Peter, falou sobre a necessidade de nos atentarmos a possíveis indícios de tentativas de autoextermínio.
Quanto às formas de prevenção e também de divulgação do tema, O especialista pontua que: “Falar do ato em si não é a melhor maneira, é melhor falar sobre a problemática, os sintomas e os meios de prevenção”, explicou Abel.
De acordo com ele, existem ações e fatos que servem de gatilhos para o ato, mas que anteriormente já há um sofrimento existente, desta forma, para que haja prevenção, é necessário olhar os sinais. Abel destaca que identificar se a pessoa está planejando, se têm tendência, ou está suscetível a um gatilho. O suicídio está muito associado aos quadros depressivos, mas não necessariamente. Existem estimativas da área acadêmica, de que 80% da população que tentou o suicídio, o autoextermínio, tinha algum transtorno mental, mas também tem uma parcela que não tem transtorno mental.
O profissional destaca que quem estiver se sentido, cansado, com baixa autoestima, sem vontade de sair de casa, ou com quadros já mais avançados, como pensamentos planos de suicídio devem procurar auxílio especializado, tanto na rede pública quanto na rede particular.
- Assista o vídeo o saiba mais sobre o SETEMBRO AMARELO;
Foto(s): Maria Eduarda Barbosa / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook