01.09.2020 às 15:59h - atualizado em 01.09.2020 às 16:02h - Educação
Conforme a professora de língua portuguesa e literatura da escola estadual de Iporã do Oeste, Simone Spies, o Café Literário surgiu a partir de um projeto quando da implantação do ensino médio inovador em 2014.
Ela explica que na época o desafio dos estudantes foi criar um projeto na área de linguagens e suas tecnologias, em que os próprios alunos fossem os protagonistas e criadores e produtores de conhecimento.
Simone conta que na época trabalhava como orientadora de leitura na escola, e auxiliou o professor Vilson Mallmann, hoje aposentado, na criação do Café.
O objetivo é que os alunos estudem obras literárias, cobradas em vestibulares, e depois, apresentem um resumo do livro por meio de encenações e montagens de cenários.
Na 7ª edição do evento, em 2020, pela primeira vez o evento não vai ser presencial, devido à suspensão das aulas.
Com a impossibilidade dos alunos se encontrarem para apresentação do Café Literário, bem como, da restrição de reunião de público, a professora de língua portuguesa e literatura comenta que surgiu a ideia de apresentar o trabalho por meio da criação de um jornal literário. Simone Spies destaca que todo conteúdo também será apresentado em um site, para que todas as pessoas possam conferir o resultado do estudo das obras literárias. Ela cita que são livros da Universidade Federal de Santa Catarina e do Sistema ACAFE, que engloba as universidades particulares do estado.
Simone comenta que nem todos os alunos têm a disponibilidade de tempo para fazer a leitura integral de todos os livros cobrados nos vestibulares, e o evento é uma forma de todos terem conhecimento das obras. Para cada turma do ensino médio e dos 9º anos foi definido um livro para ser apresentado.
O jornal literário está no momento sendo editado, e finalizado pelos alunos. Após a revisão, a previsão é que o material seja concluído em cerca de um mês.
Simone Spies comenta que inicialmente os professores das diferentes áreas da linguagem se reuniram para definir o projeto, e a partir disso, foram estabelecidas e enviadas aos alunos 18 atividades que seriam contempladas no jornal.
A professora destaca que o jornal terá artigo de opinião, resumo, resenha crítica, charge, tirinha e performance dos alunos, que estão se reunindo em grupos pequenos, orientados por professora, adotando os cuidados de prevenção.
Simone cita que todo o trabalho inicia pelo roteiro do livro, para o qual são designados alguns alunos, e a partir disso são desenvolvidas as demais atividades.
Foram realizadas também reuniões com as turmas para explicar o projeto deste ano, em que os professores auxiliaram os alunos a cada um desempenhar a tarefa que melhor se identifica.
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