01.08.2023 às 07:46h - Meio Ambiente

Estado tem maior número de moradias danificadas por desastres naturais da década

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Estado tem maior número de moradias danificadas por desastres naturais da década
Foto: Arq Sescom

Santa Catarina teve o maior número de moradias danificadas ou destruídas em desastres naturais no país nos últimos 10 anos. A informação é de um levantamento divulgado na semana passada pela Confederação Nacional dos Municípios. A entidade analisou dados de calamidades ocorridas entre 2013 e 2022.

Nesse período, Santa Catarina teve 485 mil unidades habitacionais destruídas ou danificadas por situações como tempestades, inundações, enxurradas ou alagamentos. Em todo o país, esse número foi de 2,2 milhões de moradias afetadas. Na prática, é como se uma a cada cinco residências atingidas por desastres ficasse no estado catarinense.

O levantamento mostra também que SC teve o sexto maior número de pessoas desabrigadas ou desalojadas por desastres naturais nos últimos 10 anos. No total, o Estado teve 347 mil pessoas forçadas a deixar suas casas temporariamente ou definitivamente em razão de chuvas, alagamentos ou deslizamentos.

O dado catarinense ficou atrás apenas de Amazonas com 725,6 mil, Bahia com 456,2 mil, Minas Gerais com 394 mil, Rio Grande do Sul com 391,7 mil e Pará com 358,9 mil.

O estudo da CNM apontou que em todo o país, mais de 4,2 milhões de pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas em episódios de desastres naturais entre 2013 e 2022. Essa população era residente de 2,6 mil municípios brasileiros, 47% do total de cidades do país.

Outro dado apontado pelo levantamento é de que 93% dos municípios do país foram atingidos por algum desastre natural que levou ao registro de emergência ou estado de calamidade pública nos últimos 10 anos.

Ao todo, o prejuízo em todo o país de danos em habitação, nesse período de 10 anos, ultrapassa os R$ 26 bilhões.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.