01.08.2022 às 10:17h - atualizado em 01.08.2022 às 10:38h - Saúde
A segunda edição do Programa 'Saúde na Escola, Fora da Escola' iniciou nesta segunda-feira, 01, e prossegue até sexta-feira, 05. As atividades ocorrem no Complexo Oktober.
A Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Elaine Simonetti, cita que o objetivo é contribuir no desenvolvimento das atividades dos alunos, prevenção a saúde e no contexto social. O trabalho com as crianças acaba sendo fundamental no sucesso destas ações. Para ela, é uma maneira diferente de trabalhar com os estudantes de forma mais didática e efetiva na prevenção a saúde.
Estarão envolvidos 855 alunos, do 6º ao 9º ano de todas as escolas municipais e estaduais de Itapiranga. Durante a semana serão trabalhadas 16 oficinas com diversos assuntos.
A Enfermeira chama atenção também para abordagens sobre a separação correta dos resíduos, incluindo lixo orgânico e reciclável, além da colocação adequada nas lixeiras. Elaine Simonetti lembra que isso também envolve a questão da dengue, pois será debatido sobre entulhos e cuidados com os pátios como forma de prevenção. Ela destaca que as crianças possuem papel fundamental nestas ações.
O Programa 'Saúde na Escola, Fora da Escola', ainda terá foco na alimentação saudável, com orientações sobre formas de identificar a quantidade de sal, açúcar e óleo de cada alimento e neste sentido é preciso observar os rótulos.
Já a Secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, chama atenção para a importância das parcerias na realização do evento. O Programa 'Saúde na Escola, Fora da Escola' é promovido pelas secretarias municipais da Saúde e Educação com apoio da Assistência Social. Também são parceiros a Polícia Militar, Epagri e Uceff.
Clair Heinen destaca a contribuição do Setor de Urbanismo na montagem dos espaços para demonstração das diferentes áreas que serão abordadas com os estudantes. A equipe também fará a avaliação dos riscos cardiovasculares durante as atividades que serão desenvolvidas nesta semana no Complexo Oktober.
Outro tema do programa será sobre o uso racional do fone de ouvido, devido os riscos e problemas que são constatados. Profissionais da saúde e educação também vão abordar sobre orientação sobre o trânsito e a importância dos cuidados na faixa de segurança.
A Enfermeira, Elaine Simonetti destaca a importância da participação das famílias nas ações desenvolvidas. Será entregue uma cartilha com vários desafios para realizar durante a semana. A ajuda das famílias para cumprir as tarefas favorece o envolvimento dos familiares e maior abrangência na conscientização da importância me medidas preventivas na saúde.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook