01.08.2021 às 14:56h - atualizado em 01.08.2021 às 20:04h - Bombeiros
As geadas que se tornam mais frequentes nesta época do ano, somadas à a falta de chuva, aumentam os riscos de incêndios em vegetações de áreas urbanas, rurais e florestais. Na tarde deste domingo, 01, a Guarnição do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste combateu um incêndio em vegetação às margens da Avenida Willy Barth.
No local uma área grande de mata foi devastada pelo fogo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros a geada causada pelo frio, costumam gerar seca nas vegetações, o que facilita a propagação de chamas.
Assista o vídeo:
Prevenção
Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves acidentes, lembrando ainda que o vento no local costuma propagar as chamas.
Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que muitas vezes passa despercebida e que também pode resultar em incêndios.
Como agir
Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. Segundo CBMSC, a tentativa de combate às chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados. "Sem os devidos cuidados, o indivíduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor".
Fonte: Marcos de Lima com informações do CBMSC
Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook