01.08.2018 às 15:27h - atualizado em 01.08.2018 às 19:19h - Justiça

Treinador sofre condenação por injúria racial contra árbitro em partida de futebol

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Continua depois da publicidade

Treinador sofre condenação por injúria racial contra árbitro em partida de futebol

Continua depois da publicidade

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça confirmou a condenação de um homem a um ano de reclusão e um ano de detenção, em regime inicial aberto, por injúria e ameaças a um árbitro de futebol. O caso aconteceu há cinco anos, no dia 25 novembro de 2013, por volta das 21h, na final da 5ª edição da São Miguel Cup de Futebol 7 Society, em São Miguel do Oeste.

Durante um campeonato de futebol amador realizado no Oeste catarinense, o réu, que era componente um dos times, mostrou-se bastante alterado após a marcação de uma falta e passou a disparar ofensas contra o árbitro, relacionados a sua cor de pele, índole e filiação. Consta ainda que ele teria desferido um soco na vítima.

O atleta, em seu depoimento, negou os fatos e garantiu que teve reação moderada na ocasião. Ressaltou inclusive ter a mesma cor de pele do árbitro. O desembargador Norival Acácio Engel, relator do acórdão, manteve a sentença pela congruência dos depoimentos da vítima e das testemunhas.

"A versão apresentada pelo apelante não se revela coerente, porquanto não é crível que alguém, após irresignação com o árbitro durante uma partida de futebol, tenha agido com tranquilidade, da forma que relatou no curso da instrução, quando questionado acerca das palavras ditas ao ofendido", concluiu o relator.

Em seu relato, a vítima disse ter se sentido extremamente humilhada não pela questão da cor, mas pela ofensa ter sido proferida na frente de muitas pessoas.

A decisão foi unânime e a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pecuniária, além de multa.

Continua depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.