01.07.2025 às 14:00h - Saúde

São João do Oeste desenvolve campanha de uso racional de medicamentos

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

São João do Oeste desenvolve campanha de uso racional de medicamentos

A Campanha desenvolvida pela Secretaria da Saúde de São João do Oeste registra grande quantidade de medicamentos recolhidos. A mobilização do uso racional de medicamentos foi intensificada no mês de maio e será mantida para conscientizar a população. Conforme o Farmacêutico da Secretaria Municipal da Saúde, Elson Wendling, também está sendo orientado sobre o descarte adequado dos medicamentos que não foram utilizados.

O trabalho de orientação contou com envolvimento das agentes comunitárias da saúde e resultou em grande quantidade de medicamentos recolhidos. Segundo o Farmacêutico, mais de 25kg foram recolhidos, somente de comprimidos sem as embalagens.

Elson Wendling destaca que se trata de um lixo químico, que pode causar intoxicação caso seja ingerido de forma inadequada por criança ou idoso, por exemplo. A equipe está adotando medidas para melhorar o aproveitamento dos medicamentos entregues pelo município. Segundo o Farmacêutico, os médicos estão realizando consultas presenciais para a renovação de receitas de medicamentos contínuos.

Elson Wendling explica que foi constatado que as pessoas possuem dúvidas de como deveriam tomar os medicamentos e muitas vezes usam doses menores e por um período inferior ao indicado. O uso correto da medicação também passa pela orientação detalhada no momento de entrega. Conforme o Farmacêutico, estão repassadas informações no idioma em alemão para facilitar a compreensão, principalmente para pessoas idosas.

A equipe da saúde de São João do Oeste foca no atendimento com qualidade esclarecendo dúvidas que os pacientes possuem no momento de uma consulta médica e retirada de medicamentos. Conforme Elson Wendling, são passadas informações sobre a importância do cuidado para tomar o remédio no horário certo. O Farmacêutico destaca que, com a chegada do frio aumentam as doenças respiratórias, síndromes gripais e as pessoas buscam atendimento na atenção básica do município.

Ele menciona a importância da vacinação para prevenir os casos mais graves dos sintomas de doenças respiratórias. Wendling reforça que é preciso vacinar para impedir o agravamento dos casos de gripe, especialmente no período de inverno, pois a imunização reduz o número de internações hospitalares e de óbitos. Em relação as crianças, a vacinação é um ato de responsabilidade e cuidado com as crianças.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.