01.07.2024 às 11:04h - atualizado em 01.07.2024 às 11:10h - Geral

Vigilância realiza fiscalização da água destinada para o consumo humano em Iporã do Oeste

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Vigilância realiza  fiscalização da água destinada para o consumo humano em Iporã  do Oeste
Foto: Arquivo/ Rádio Oeste

A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste realiza um trabalho rotineiro de Fiscalização da água utilizada para o consumo humano, tanto na cidade como no interior.

Conforme o Agente Fiscal Antônio Jaguesesky, uma vez por mês a equipe da Vigilância realiza uma coleta da água fornecida pela Casan em diversos pontos da cidade, para averiguar a qualidade do produto. O material é enviado para o Laboratório LACEN, onde é feita a análise.

Já a fiscalização das águas comunitárias é feita por um responsável técnico da prefeitura, que conta com o acompanhamento da Vigilância Sanitária.

O Fiscal Sanitário comenta que a cada seis meses o setor realiza uma coleta de água que é enviada para um laboratório em Florianópolis, para detectar a concentração de agrotóxicos no líquido.

Antônio Jaguesesky frisa que caso sejam encontradas irregularidades e detectados problemas na água que é fornecida à população, a empresa responsável será notificada e poderá arcar com elevados prejuízos financeiros.

Conforme o Agente Fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste Antônio Jaguesesky, o trabalho de análise da água, visa garantir uma linha de prevenção à várias doenças, a exemplo de cólera e Toxoplasmose, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida à população, através do consumo de uma água potável.

Jaguesesky salienta que no município de Iporã do Oeste cerca de 6800 pessoas consomem a água que é fornecida pela CASAN. Outras 900 pessoas possuem o sistema de abastecimento por meio de água comunitária.

O Fiscal enaltece preocupação em relação ao número de moradores no município que não possuem acesso à água da CASAN ou comunitária, que soma em torno de 1600 pessoas. Ele destaca que essa população faz o uso de água particular, por meio de poços artesianos.

O Fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste Antônio Jaguesesky destaca que o setor possui à disposição da população o Hipoclorito de Sódio, um produto utilizado para a purificação de água. O mesmo está disponível de forma gratuita e pode ser retirado pela população na Unidade Básica de Saúde.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.