01.07.2021 às 16:45h - atualizado em 01.07.2021 às 17:05h - Coronavírus

Iporã do Oeste bate recorde de casos de coronavírus em junho

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Iporã do Oeste bate recorde de casos de coronavírus em junho

Município terminou o último mês com 146 casos positivos para Covid-19, o maior número desde o início da pandemia. O segundo mês com mais casos havia sido fevereiro deste ano, quando foram registrados 137.

De acordo com o secretário de Saúde, Valtuir Dal Bosco, o município realiza campanhas de prevenção desde o início do ano. Além de solicitar para as pessoas seguirem as medidas sanitárias existentes, o município comprou material para testes e intensificou atendimentos relacionados à Covid-19 no posto de saúde.

O secretário observa que além de aumentar o número de casos, eles estão ficando mais graves, necessitando de internação prolongada. Recentemente, após mais campanhas de conscientização desenvolvidas pelo Comitê de Crise e a administração municipal, Dal Bosco registra que a média de positivados por dia voltou a cair, se comparada ao início do mês. Entre as campanhas, o secretário de Saúde destaca entrevistas e material divulgado no rádio e outros meios de comunicação.

A fiscalização por parte da vigilância sanitária e Polícia Militar tornou-se mais rígida, principalmente em relação aqueles que estavam em isolamento. O fluxo do Centro de Saúde também foi reduzido, por meio da restrição do atendimento no local para situações de emergência e urgência, principalmente para sintomas de Covid.

Valtuir Dal Bosco reforça a necessidade de seguir todas as medidas estabelecidas no decreto estadual. Ele avalia que elas não têm surtido efeito rápido, mas acredita que nos próximos dias os números de Covid reduzam significativamente e o atendimento eletivo no posto de saúde possa ser retomado. O secretário explica que não existe prazo definido para manter exclusivamente atendimentos de urgência e emergência, e que as decisões serão pautadas conforme o número de casos.

Dal Bosco lembra que também é preciso considerar outras doenças neste período do ano, como gripe, que possui sintomas parecidos com os da Covid. Cita que a cada dez testes de coronavírus realizados no Centro de Saúde, praticamente sete são descartados, portanto são outras doenças respiratórias que recebem tratamento adequado para a situação.


Vacinação


A vacinação contra Covid-19 em Iporã do Oeste já atendeu 60% da população adulta, de acordo com o secretário de Saúde. Outros 20%, maiores de 18 anos, já receberam a segunda dose. Dal Bosco enfatiza que tão logo as vacinas chegam à São Miguel do Oeste, de onde são distribuídas aos demais municípios da região, a Secretaria comunica nas rádios e outros meios de comunicação sobre os grupos que serão contemplados.

O local de vacinação é sempre no Centro Público de Convivência, geralmente no sábado de manhã, e conforme o secretário, tem funcionado bem, sem registro de aglomerações. Os públicos prioritários já foram vacinados e nas últimas etapas segue a imunização por idade, sendo que os de 46 anos ou mais já receberam a primeira dose.

A próxima etapa de vacinação contra Covid será neste sábado, 3, quando pessoas de 43 a 45 anos ou mais, gestantes, lactantes e puérperas recebem a primeira dose. Já as pessoas que receberam a primeira aplicação das vacinas do Laboratório Fiocruz, no dia 10 de abril, receberão a segunda dose neste sábado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.